top of page

Previna o Tártaro de seu animalzinho

A importância da limpeza de Tártaro em Cães e Gatos.

O seu amiguinho está com mau hálito?
A saúde do seu pet começa pela boca. Por ser uma placa bacteriana que está em contato direto com a corrente sanguínea, o tártaro pode causar sérios problemas de saúde como: cardiopatias, insuficiência renal e gengivite - que pode acarretar na perda ou lesão dos dentes - que pode acarretar numa piora na qualidade de vida do seu animal.
Para evitar tais problemas, o ideal é que sejam tomadas as seguintes precauções:
•  * Escovação diária dos dentes
•  * Fornecer de preferência ração ao invés de comida caseira.
•  * Realizar uma limpeza periodontal (limpeza de tártaro) uma vez ao ano.
•  * Efetuar um check-up anual com seu veterinário de confiança.

A IMPORTÂNCIA DA “CASTRAÇÃO” (“ESTERILIZAÇÃO”) EM CÃES E GATOS:
Por que castrar?
A cirurgia de castração ou esterilização está se tornando cada vez mais comum. Nos Estados unidos e Europa, por exemplo, é raro encontrar gatos de estimação que não tenham sido castrados. A castração impede que o animal se reproduza e é uma das melhores formas de controlar o excesso de animais e consequente diminuição do abandono. Além disso, outros benefícios: Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas (piometra, torção uterina, ruptura uterina, e neoplasia uterina) e  principalmente, do câncer de mama, útero, próstata e testículos; Elimina a gravidez psicológica, estado presente em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema) com produção de leite e irritabilidade excessiva; Elimina o risco do câncer dos órgãos genitais; Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e nos gatos a transmissão de doenças graves, como AIDS felina (FIV), leucemia (FELV) e esporotricose; Acabam com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio; Diminuem os estados de excitação por falta de cruzamentos; Nas cadelas, elimina a inconveniente perda de sangue no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência; Diminui o hábito dos cães e gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. Verifica-se, também, a diminuição do odor forte da urina.
Pela castração ou esterilização se retiram os testículos dos machos (orquiectomia) ou os ovários, trompas e o útero das fêmeas (ovário-histeréctomia). Com isso ocorre a interrupção da produção de hormônios sexuais, o que pode alterar os comportamentos influenciados por eles, além de pôr fim à produção dos espermatozoides e dos óvulos. A cirurgia é feita com anestesia geral, e deve ser executada apenas por veterinários devidamente habilitados para tal. O animal não precisa ficar internado e em torno de uma semana estará totalmente recuperado.
O custo da operação será amplamente compensado por futuros custos com eventuais complicações no parto ou despesas com cirurgias e medicamentos decorrentes de doenças em animais não castrados (ex: Piometra).
Apesar dessas vantagens, no Brasil existe ainda bastante resistência à esterilização. Alguns proprietários temem o perigo da anestesia, outros acreditam que o animal perde a personalidade ou se torna gordo e preguiçoso. Embora alguns medos sejam mitos outros referem-se a problemas que podem ser solucionados de maneira prática e fácil.

 

Mitos sobre a Castração:
1. O animal engorda devido à castração - Não é a castração que faz com que o animal engorde e sim a diminuição de suas atividades físicas, necessitando, portanto, de mais exercícios e, em alguns casos, especialmente em se tratando de gatos, podem necessitar de ração para animais castrados disponível no mercado.
2. Os animais castrados perdem o instinto de proteger seu território - Não é verdade que a castração afete o instinto dos animais. Contudo o animal perde sim, o indesejável costume de urinar em diversos cantos. Cabe ainda lembrar que animais castrados ficarão mais caseiros, deixando de se envolver em brigas na disputa de fêmeas.
3. Ter uma cria acrescenta saúde ao animal – Pesquisas mostram que, quanto mais cedo for realizada a castração, menores as chances da fêmea desenvolver câncer de mama.
Para maiores informações procure seu médico veterinário.

© Copyright 2023 My Site Name. No Animals were harmed in the making. Click me to edit me.

bottom of page